quarta-feira, 19 de outubro de 2011

UnB assina contrato para construção de alojamento estudantil na FUP

Prédio abrigará alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Além da assinatura, reitor inaugurou oficialmente a Casa do Estudante de Planaltina

Henrique Bolgue - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O reitor José Geraldo de Sousa Junior inaugurou na manhã da última  sexta-feira, 14 de outubro, a Casa do Estudante da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Na ocasião, o reitor assinou também o contrato para início das obras do alojamento para estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Na solenidade de assinatura, no auditório da FUP, foi lançado ainda livro sobre as experiências do curso de licenciatura.
O alojamento faz parte da Política de Educação do Campo instituída pelo decreto 7.352 de 2010. A medida criou o regime de alternância no calendário das Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC). Nesses cursos, os alunos cumprem o calendário letivo em períodos alternados em suas comunidades no campo e em alojamentos. Hoje os estudantes ficam em imóveis alugados pela UnB em Planaltina. "Essa assinatura mostra às universidades que é possível obedecer o decreto e implantar essa política", disse a professora Mônica Castagna Molina. Hoje, além da UnB, as federais de Minas Gerais, Bahia e Sergipe têm cursos de LEDOC consolidados e outras 29 têm cursos em implantação.
O professor Marcelo Bizerril desculpou-se aos cerca de 70 alunos e professores presentes pela demora no começo da construção do alojamento, mas considerou a assinatura um momento histórico. "Estamos escrevendo a história desse curso", disse. Para o reitor, o ato faz parte da refundação da universidade em seu cinqüentenário. "É um momento em que sentimos que o trabalho coletivo pode realizar um projeto generoso e utópico".
A construtora responsável, Engemega Limitada, terá um prazo de 240 dias corridos para completar o prédio. Ele terá 1.202 m² e será financiado com recursos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O custo será de aproximadamente R$ 1,7 milhão. A Engemega realizou vários projetos para a universidade, como as recentes reformas da Faculdade de Comunicação e da Rádio UnB e a construção do Instituto de Geociências.
Para Elizângela Haubert Teixeira, 6º semestre do curso, o alojamento fará diferença. "É uma vitória para quem vem de longe buscar conhecimento", disse. Ela mora no assentamento Areias, no município de Nioaque, no Mato Grosso do Sul e fica cerca de 40 dias na UnB por semestre. Ela dá aulas no acompanhamento há cerca de quatro anos e, com o apoio da universidade, mudou sua maneira de ensinar. "Essa troca de experiências entre a academia e a prática amplia o conhecimento de todos os participantes", disse Edmar Miranda, marido de Elizângela, e aluno da licenciatura.
Na cerimônia também foi lançado o livro Licenciaturas em Educação do Campo - registros e reflexões a partir das experiências piloto. Ele é editado pela Autêntica e está à venda no site da editora. Organizado pelas professoras da UnB, Mônica Molina e Laís Mourão Sá, ele reúne artigos que discutem os desafios da implantação dos cursos e mostram experiências que deram certo pelo Brasil. "A licenciatura tem que formar um professor que vincule a educação com a comunidade", disse Mônica. "É um grande desafio para a universidade, uma mudança de rumos", disse Laís.
Emília Silberstein/UnB Agência
 
CASA DO ESTUDANTE - Na manhã desta sexta-feira, o reitor também inaugurou oficialmente a nova Casa do Estudante da FUP. O imóvel alugado pela UnB está na frente do campus, a cerca de 50 metros, tem 175 m² e dois andares. São oito quatros para 16 estudantes. Atualmente nove moram no local e outros estão em processo de transferência. A FUP teve 26 pessoas inscritas no programa de moradia estudantil. Quem não for incluído nas vagas da casa terão uma bolsa auxílio de R$ 510.
Emília Silberstein/UnB Agência
 
Fonte: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5797


Nenhum comentário: